Sobre a SSVP

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.


Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP.


Internacionalmente, a Sociedade de São Vicente de Paulo é membro da Organização das Nações Unidas, participando do Conselho Econômico e Social (Ecosoc).


No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.


Em Mato Grosso a Sociedade existe desde 1929, chegando primeiro na cidade de Poconé. Hoje conta com 29 conferências só no município de Várzea Grande. Aqui realizamos trabalhos com mais de 100 famílias assistidas e também realizamos o trabalho no Lar dos Idosos, tanto em Várzea Grande, como em Poconé. Outros projetos abraçados pelos vicentinos em MT foram de cursos profissionalizantes para os assistidos, natal solidário, ações de limpeza, cuidados de beleza e as festas onde o valor arrecadado é aplicado nas ações sociais.